Notícias
Serviços Municipalizados de Setúbal prolongam rede de saneamento em São Sebastião
Está a ser construído um coletor doméstico na zona da Estefanilha, freguesia de São Sebastião, com uma extensão aproximada de 360 metros que servirá para encaminhar as águas residuais à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Setúbal.
Até agora as águas residuais provenientes do saneamento na zona da Estefanilha e no Bairro da Linha estavam a descarregar numa linha de água a céu aberto, sem tratamento, conhecida como vala da Renault, pelo que a intervenção constitui uma importante melhoria não só para a qualidade de vida local, mas também para a preservação ambiental.
Nesta empreitada vai ser instalada tubagem ao longo de 50 metros numa travessia de linha férrea, o que requer cuidados específicos na construção e utilização de meios não destrutivos no local do atravessamento da linha.
A obra consiste ainda na ligação do novo coletor localizado na Estefanilha à Estação Elevatória de Praias do Sado. E estão também a ser instalados seis ramais domiciliários nas construções existentes.
Os trabalhos começaram em julho e o prazo máximo de execução da empreitada é de 90 dias. O valor da adjudicação da obra em curso ultrapassa os 94 mil euros e integra o investimento dos SMS na melhoria ambiental do município.
Saneamento de águas residuais
O encaminhamento das águas residuais para as ETAR permite que sejam sujeitas a tratamento antes de serem devolvidas ao meio ambiente, respeitando as condições estabelecidas na licença de descarga, e assegurando que não causa impactos negativos na natureza. Mais informações sobre o tratamento de águas residuais em https://sms-setubal.pt/sms-aguas/saneamento-aguas-residuais/