SMS - Serviços Municipalizados de Setúbal

Saneamento de águas residuais

As águas residuais correspondem ao esgoto, gerado diariamente pelos nossos usos, nas habitações, edifícios de serviços, estabelecimentos de comércio e indústria e que saem pelas redes de drenagem predial para as redes de drenagem pública de águas residuais dos Serviços Municipalizados de Setúbal.

Todos os dias são milhares de m3 de águas residuais despejados nas canalizações, que escoam em permanência para o sistema público de redes de coletores.

É à saída dos edifícios, e já na via pública, que se inicia a atividade de gestão do saneamento dos Serviços Municipalizados de Setúbal.

 

DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS

O sistema de drenagem de águas residuais domésticas é composto por cerca de 444 km de redes, que se traduz numa taxa de atendimento de cerca de 98 por cento.

O sistema de drenagem de águas residuais encontra-se estruturado em 27 subsistemas que integram 12 sistemas principais: Setúbal, Figueirinha, Faralhão, Pontes, Quinta da Liroa, Mitrena, Azeitão/Quinta do Conde, Aldeia Grande, Gâmbia, Castanhos, Piedade e Portela.

Estes sistemas são constituídos por coletores, emissários, condutas e estações elevatórias, que permitem a recolha e transporte das águas residuais domésticas, desde os edifícios até às unidades de tratamento. 

 

SMS - Serviços Municipalizados de Setúbal

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

A fase de tratamento das águas residuais é da responsabilidade da Simarsul, que detém as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

O tratamento de águas residuais no município é efetuado em 12 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Após tratamento, as águas residuais são lançadas no destino final (meio recetor), em conformidade com as condições estabelecidas na licença de descarga.

Mais informação sobre o tratamento de águas residuais no website da Simarsul.