controlo de qualidade da água
A qualidade da água distribuída segue um rigoroso processo de controlo que assegura a monitorização desde a origem até à torneira do consumidor, numa perspetiva de prevenção dos riscos.
Dada a boa qualidade da água captada a elevadas profundidades, o tratamento consiste na adição de hipoclorito de sódio (desinfeção) em 19 pontos específicos, designadamente em captações e reservatórios.
Para monitorização e controlo da qualidade da água, existe um sistema de telegestão que permite o controlo via remota dos níveis de cloro residual nos reservatórios e que executa, igualmente, o exigente Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela Entidade Reguladora de Água e Resíduos (ERSAR), que tem por base a realização de análises regulares em mais de 300 pontos de colheita.
O controlo da qualidade da água noutros pontos do sistema de abastecimento, como os reservatórios, embora não obrigatório por lei, é realizado para controlo operacional. Numa primeira linha, para salvaguarda da qualidade da água a abastecer, é ainda efetuada a monitorização da água ao nível das captações.
Tanto a ERSAR como a Autoridade Regional de Saúde acompanham de forma constante o trabalho desenvolvido pelos Serviços Municipalizados de Setúbal em matéria de qualidade de água para consumo humano.