SMS - Serviços Municipalizados de Setúbal

controlo de qualidade da água

A qualidade da água distribuída segue um rigoroso processo de controlo que assegura a monitorização desde a origem até à torneira do consumidor, numa perspetiva de prevenção dos riscos.

Dada a boa qualidade da água captada a elevadas profundidades, o tratamento consiste na adição de hipoclorito de sódio (desinfeção) em 19 pontos específicos, designadamente em captações e reservatórios.

Para monitorização e controlo da qualidade da água, existe um sistema de telegestão que permite o controlo via remota dos níveis de cloro residual nos reservatórios e que executa, igualmente, o exigente Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela Entidade Reguladora de Água e Resíduos (ERSAR), que tem por base a realização de análises regulares em mais de 300 pontos de colheita.

O controlo da qualidade da água noutros pontos do sistema de abastecimento, como os reservatórios, embora não obrigatório por lei, é realizado para controlo operacional. Numa primeira linha, para salvaguarda da qualidade da água a abastecer, é ainda efetuada a monitorização da água ao nível das captações.

Tanto a ERSAR como a Autoridade Regional de Saúde acompanham de forma constante o trabalho desenvolvido pelos Serviços Municipalizados de Setúbal em matéria de qualidade de água para consumo humano.

 

relatórios 1º Trimestre 2024

relatórios 4º Trimestre 2023

relatórios 3º Trimestre 2023

relatórios 2º Trimestre 2023

relatórios 1º Trimestre 2023

ABASTECIMENTO EM ALTA
ABASTECIMENTO EM BAIXA
SMS - Serviços Municipalizados de Setúbal