Notícias
Serviços Municipalizados de Setúbal já limparam 11 km de ribeiras desde agosto
Agosto é sinónimo de férias, sol e praia, mas também de uma atividade que na maior parte das vezes passa despercebida nesta época do ano: a limpeza das ribeiras. Esta atividade é determinante para a correta gestão dos espaços urbanos e da vida pública, antecipando o período das chuvas e eventuais problemas associados ao escoamento das águas pluviais.
Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) já limparam mais de 11 km de ribeiras este ano. Este trabalho consistiu na remoção de detritos e de ervas daninhas que podem impedir o regular escoamento das águas. Mas não só. Nalguns casos é necessário proceder à requalificação de coletores de descarga, como aconteceu na Ribeira da Gamita.
Uma ribeira ou linha de água é essencialmente uma estrutura de drenagem das zonas urbanas, por isso, é tão importante assegurar a sua limpeza de forma regular, sobretudo no contexto das alterações climáticas em que os fenómenos extremos são cada vez mais frequentes. O Parque da Várzea, por exemplo, para onde confluem várias linhas de água é intervencionado todos os anos, assegurando que as bacias de retenção aí existentes cumprem o seu propósito e evitem cheias na zona mais baixa da cidade.