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Esclarecimento sobre qualidade da água em Vale de Mulatas

Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) tiveram conhecimento de problemas com a qualidade da água por relato de moradores na zona de Vale de Mulatas, cujo abastecimento é feito através da rede da Câmara Municipal de Palmela. A situação ocorreu no dia 1 de agosto, tendo-se decidido de imediato fechar o ponto de abastecimento, que abrange um pequeno aglomerado no concelho de Setúbal onde existem 10 clientes dos SMS. Este ponto de abastecimento não tem qualquer contacto com a restante rede de abastecimento, que tem captações próprias no município de Setúbal. Tratou-se, portanto, de uma situação completamente confinada.

Verificámos uma queixa do nosso call center e outra via Câmara Municipal de Palmela, que desencadearam a imediata mobilização de uma equipa técnica para o local. Os técnicos no local foram contactados por vários residentes, logo no primeiro dia e posteriormente nas deslocações seguintes. A equipa técnica dos SMS acompanhou a situação e prestou esclarecimentos aos moradores afetados.

Todos os residentes com contrato ativo e número de telemóvel registado na nossa base de dados foram contactados por SMS, logo que o problema foi detetado. Isto é, durante a fase de limpeza da rede de abastecimento e antes da reposição do abastecimento. Dois residentes sem telemóvel registado, foram contactados por telefone fixo e informação deixada na caixa de correio.

A situação estará relacionada com uma rutura verificada na rede de Palmela, no dia anterior. Os SMS reportaram o caso à Autoridade Regional de Saúde (ARS), com quem trabalharam posteriormente para garantir a resolução do problema. A ERSAR foi igualmente informada do sucedido.

Aos residentes foi recomendada a purga da água acumulada nas redes prediais, através de uma descarga em cada uma das torneiras de casa, após restabelecimento do abastecimento. Sobre o consumo de água nesse período, e que a água da rede pública fosse utilizada para todos os usos, à exceção do consumo humano.

Os SMS vão apurar os volumes em causa garantindo que nenhum cliente seja prejudicado.

Para consumo humano foi recomendada a utilização de água engarrafada até que fosse confirmada a reposição da qualidade da água da torneira, conforme as indicações da ARS.

O normal abastecimento de água foi reposto no dia 6 de agosto, após verificação analítica e levantamento da restrição de uso por parte da ARS.

Os clientes foram prontamente informados da normalização da situação.

Esta semana, fomos informados de 9 pessoas com problemas gastrointestinais, decorrente dos contactos com os residentes.

Os SMS lamentam e pedem desculpas por esta situação apesar de não terem responsabilidade direta no incidente, tendo feito o que estava ao seu alcance para a sua pronta resolução, adotando os procedimentos adequados, em conjunto com as autoridades responsáveis nestas situações, como atrás descrito, e estão disponíveis para eventuais medidas de minimização do impacto negativo deste acontecimento para os munícipes afetados.