Notícias
Temos de fazer um grande investimento no abastecimento e saneamento de Setúbal, revela presidente dos SMS
A propósito do Dia Mundial da Água, que se comemora a 22 de março desde 1993, o jornal O Setubalense publica uma entrevista com o presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Setúbal. Carlos Rabaçal explica que para garantir um melhor e mais eficiente serviço público aos setubalenses terá de ser feito um forte investimento, nos próximos anos, nas redes de abastecimento de água e de encaminhamento do saneamento no concelho. Em causa está o estado precário das redes de abastecimento e de saneamento, visível pelo elevado nível de perdas de água, reduzida reabilitação dos coletores e elevado número de roturas na rede, que se deve à falta de investimento verificada nos últimos anos pela anterior entidade gestora. Para fazer face a estes problemas terá de ser feita uma aposta em sistemas inovadores e tecnológicos.
O também vereador da Câmara Municipal de Setúbal anuncia ainda que está a ser preparado um plano estratégico da água, para fazer o diagnóstico relativamente aos usos, aos quantitativos e estado da água que usada para abastecimento das populações.
“A água é um recurso natural com um valor incalculável, que temos de preservar. Mas não podemos atuar corretamente sem antes ter dados e são esses dados que nos vão permitir criar conhecimento sobre o estado das águas subterrâneas em Setúbal. Os poucos estudos desenvolvidos nesta área, para a região, remontam às décadas de 80 e 90 do século passado. Não existe informação detalhada e sistematizada relativamente à exploração das águas subterrâneas, mas sabemos que existem várias entidades, dos mais variados sectores de atividade, a usar a água do aquífero”, observa.
O documento está ainda numa fase embrionária, mas espera-se que no final do ano possa existir já resultados sobre o impacto da atividade humana no aquífero e fontes alternativas de água como a reutilização de águas residuais e a dessalinização.
Reconhecendo que há ainda muito a fazer, o presidente dos SMS sublinha a implementação da Tarifa Social que, desde janeiro deste ano, está já a beneficiar 8 mil famílias setubalenses.