Notícias
SMS apelam aos setubalenses para fechar a torneira hoje por 60 minutos
O gesto é simbólico, mas pretende mostrar consciência sobre o valor da água e a importância da sua utilização eficiente por todos. Assim, no Dia Mundial da Água, que se celebra hoje (22 de março), os Serviços Municipalizados de Setúbal, apelam a que todos os setubalenses fechem a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00.
Este movimento nacional – H2Off – HORA DE FECHAR A TORNEIRA – é promovido pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, à qual os Serviços Municipalizados de Setúbal se associaram, como várias outras entidades.
A iniciativa pretende promover a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.
A utilização eficiente da água, por todos os seus utilizadores, é uma das prioridades dos Serviços Municipalizados de Setúbal. É um recurso natural com um valor incalculável, que temos de preservar, nas palavras de Carlos Rabaçal, presidente do Conselho de Administração.
Por isso mesmo, está a ser desenvolvido um Plano Estratégico da Água, para fazer o diagnóstico relativamente aos usos, aos quantitativos e estado da água que usada para abastecimento das populações. Recorde-se que toda a água destinada a abastecimento público do Concelho de Setúbal é de origem subterrânea, sendo captada num enorme reservatório natural, o maior a nível nacional, com mais de 8.000km2 de superfície.
Neste contexto, o Plano Estratégico é considerado uma importante ferramenta estratégica não só para os SMS, mas também para outras entidades porque “a utilização eficiente da água tem de ser uma preocupação de todos”.
O documento está ainda numa fase embrionária, mas espera-se que no final do ano existam já resultados sobre o impacto da atividade humana no aquífero e fontes alternativas de água como a reutilização de águas residuais e a dessalinização, considerando o cenário de escassez hídrica que deverá ser, cada vez mais presente em Portugal.